Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
Maior hospital público da rede estadual, referência em procedimentos de alta complexidade, realizando transplantes, neurocirurgias, e prestando assistência em AVC (Acidente Vascular Cerebral) e outras patologias neurológicas, ortopedia, obstetrícia de alto risco, tratamentos clínicos especializados, dentre outros.
A Unidade mantém o único Banco de Olhos do Estado fazendo a distribuição de córneas para os 13 centros transplantadores de todo o Ceará e o Centro de Transplantes Renais, que realiza transplantes de fígado, pâncreas e rim. Também integra a rede de Hospitais Sentinelas, Hospital Amigo da Criança, Rede Cegonha e, por último, foi incluído no Programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde.
O Hospital Geral de Fortaleza tem 541 leitos, entre eletivos, emergência, obstetrícia e unidades de terapia intensiva adulto e neonatal. Por mês, realiza uma média de 600 cirurgias eletivas, cerca de 210 mil exames laboratoriais, mais de 8 mil exames de imagem e 19 mil consultas.
Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira (HGCCO)
Hospital mais antigo da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é uma unidade terciária de alta complexidade, referência em Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Neonatologia.
Os serviços do HGCC contemplam variadas áreas da saúde como Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT); Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT); Serviço de Vigilância Epidemiológica; Banco de Leite Humano; Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP).
Há ainda serviços de destaque como a Unidade Avançada de Registro Civil bem como a emissão de Certidão de Óbito; Programa de Atendimento Domiciliar (PAD); Método Canguru; Casa da Gestante; Cirurgia da Obesidade, Farmácia Ambulatorial entre tantos outros.
Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)
O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) é um órgão da administração pública estadual, subordinado à Secretaria da Saúde, único hospital infantil terciário do Estado que é referência no atendimento a crianças e adolescentes com doenças graves e de alta complexidade e reconhecido como instituição de ensino e pesquisa.
Conta com emergência clínica, ambulatório com 28 especialidades médicas, unidades de terapia intensiva e neonatais de médio e alto risco, centro cirúrgico, laboratórios clínico e de imagem, além de um centro especializado em tratamento e serviço de diagnóstico do câncer.
O Hospital dispõe de 310 leitos, sendo 306 de internação, 4 do Hospital Dia e 41 de UTIs, 14 serviços técnicos de diagnóstico e terapia. Por mês, em média, são realizadas 830 internações, 17 mil consultas ambulatoriais e 4,5 mil na Emergência, 86,3 mil exames laboratoriais clínicos e de imagem (internos e externos) e 730 procedimentos em sala cirúrgica. Como instituição de ensino e pesquisa, o Albert Sabin já publicou 14 livros de diferentes especialidades médicas e formou 523 médicos residentes.
Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ)
O Hospital São José tem como missão assegurar um atendimento humanitário e de qualidade no diagnóstico, no tratamento, no ensino e na pesquisa de doenças infecciosas. Fundado em 1970, havia a necessidade de uma unidade que agregasse doenças transmissíveis e tratasse esses casos com a atenção necessária.
Após o aparecimento da aids, na década de 1980, o HSJ soube acolher os pacientes diagnosticados com a doença, tornando-se, por muito tempo, a única unidade a atender pessoas positivas no Ceará. Com as mudanças, já na década de 1990, a unidade passou a ter o nome atual, Hospital São José de Doenças Infecciosas, considerando que nem todas as patologias atendidas são transmissíveis e agudas.
O HSJ ganhou destaque também pelo trabalho com ensino e pesquisa, possibilitando a formação de médicos infectologistas e profissionais de outras áreas da Saúde. A instituição foi reconhecida por ter um dos mais modernos centros de estudos do Norte e Nordeste, chancela dada pelo Ministério da Educação (MEC).
Hospital de Messejana Dr. Alberto Studart Gomes (HM)
Unidade terciária da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é referência em procedimentos de alta complexidade, especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares no Estado e para as regiões Norte e Nordeste do País.
Oferta à população ambulatórios especializados, Emergência 24 horas, cirurgias avançadas, transplantes cardíacos e pulmonares, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, programas de reabilitação cardíaca e pulmonar, Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), de Controle do Tabagismo, laboratório, farmácia, exames de imagem, dentre outros serviços.
A instituição também é credenciada pelos Ministérios da Educação e da Saúde como Hospital de Ensino. O HM forma profissionais em diferentes especialidades, atualmente, 43 profissionais estão sendo formados nas seguintes áreas de Residência Médica: Pneumologia Clinica, Cardiologia Clínica, Cirurgia Torácica, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Cardiovascular, Endoscopia Respiratória, Ecocardiografia, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.
Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSMM)
É uma unidade da Secretaria da Saúde do Ceará e integrante da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), é referência no atendimento em Psiquiatria no Estado. O HSM dispõe de uma emergência 24h para pacientes com transtornos mentais graves e que estejam em crise.
Para os pacientes que precisam de internamento, o hospital conta com 180 leitos de internação, sendo 160 para tratamento de pacientes com transtornos mentais gerais e 20 leitos para dependentes químicos. Para os pacientes que não precisam de internação, mas necessitam de acompanhamento especializado, o HSM oferece atendimento ambulatorial psiquiátrico, coordenado pela Residência em Psiquiatria do Hospital.
A unidade dispõe de dois Hospitais-dia: Elo de Vida, que atende pacientes com dependência química, e Lugar de Vida, voltado para o atendimento aos pacientes com transtornos mentais que apresentam quadro de saúde estável.
Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv)
O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) passou a integrar a rede pública estadual de saúde para a situação de emergência devido à pandemia global da Covid-19.
São 179 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 112 de enfermaria e o encaminhamento dos pacientes do Helv acontece por meio da Central de Regulação do Estado. Isso significa que se trata de um hospital de retaguarda das unidades de atendimento e não deve ser buscado de forma espontânea.
O corpo clínico da unidade é composto de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e farmacêuticos.
Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA)
Unidade de média complexidade da Secretaria da Saúde do Estado, o equipamento de saúde atua em Obstetrícia e Neonatologia, Clínicas Médica Cirúrgica. Conta com nove consultórios médicos, laboratório de análises clínicas, três salas de cirurgia, centro de imagens, clínica de fisioterapia e 72 leitos de internação. Destes, 20 são dedicados exclusivamente para a Maternidade e oito, para a Neonatologia.
A maternidade também possui ambulatório de endometriose, onde realiza diversos tratamentos para a doença, como clínico, implantação de DIU, cirurgia e auxilia as pacientes com apoio psicológico. Com a ampliação do serviço de cirurgia buco-maxilo-facial, pessoas que sofreram traumas faciais realizam pré-operatório, cirurgia e acompanhamento pós-operatório no HMJMA.
Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA)
Fundado em 26 dezembro de 2002, com a finalidade de prestar serviços de saúde de qualidade em nível secundário aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados por hospitais públicos terciários do Ceará e com a visão de futuro de consolidar um modelo de gestão hospitalar inovador e pioneiro, o HGWA tornou-se referencial de excelência na prestação de serviços de saúde no Brasil.
O corpo clínico da unidade é composto de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e farmacêuticos. Entre os serviços ofertados pelo HGWA, estão internações, cirurgias, consultas e exames.
Por mês, o hospital realiza 700 internações, em média. A unidade dispõe de 323 leitos operacionais.
Hospital Regional do Cariri (HRC)
É o primeiro hospital público da rede estadual construído no interior do Ceará, em Juazeiro do Norte. O HRC tem 294 leitos, desses, 174 são de enfermarias, 49 leitos na emergência, 28 no hospital-dia, 20 leitos na unidade de terapia intensiva adulto, 15 leitos na unidade de cuidados semi-intensivos, distribuídos em seis pavimentos.
O HRC assiste uma população de 1,5 milhão de habitantes, dos 44 municípios da macrorregião do Cariri, formada pelas regiões de saúde de Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Iguatu e Icó.
Hospital Regional do Norte (HRN)
O HRN é o maior hospital terciário do interior da Região Nordeste é responsável por atender uma população estimada em 1,6 milhão de pessoas, dos 55 municípios integrantes da macrorregião Norte do Estado.
É referência em pediatria, cirurgias torácicas, cirurgias vasculares e otorrinolaringologia, atende casos de média e alta complexidade e conta com atendimento 24h em urgência e emergência.
Hospital Regional do Sertão Central (HRSC)
Localizado em Quixeramobim-CE, o hospital iniciou suas atividades em setembro de 2016 e beneficia cerca de 631 mil habitantes dos 20 municípios da Macrorregião de Saúde do Sertão Central. Atende pacientes de alta complexidade, sendo referência em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), cirurgia geral, traumatologia, clínica médica e terapia intensiva.
O Hospital Regional faz parte da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) alcançou o Nível Ótimo no processo de Acreditação realizado pela Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). Com a certificação, o hospital torna-se uma das oito unidades no mundo a ser reconhecida pela instituição espanhola.
Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ)
A unidade funciona para dar cobertura à Macrorregião Litoral Leste/Jaguaribe, garantindo atendimento médico-hospitalar à população de pelo menos 20 municípios, cerca de 550 mil cearenses.
Dispõe de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, 30 leitos de Clínica Médica, bem como oito leitos de psiquiatria e também cirurgia geral, com duas salas cirúrgicas e mais de 10 leitos. No serviço ambulatorial, conta com especialidades de anestesiologia, cirurgia geral, proctologia e cardiologia.
Além disso, possui serviço de apoio para internação em hemodiálise em agudos, serviço de agência transfusional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, farmácia, psicologia e serviço social.