Residência multiprofissional

A Residência Multiprofissional da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE), criada a partir da promulgação da Lei n° 11.129, de 2005, tem como objetivo ofertar educação em serviço; ativar e capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional; na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

O curso tem duração total de 2 anos, carga horária de 5.760 horas a ser desenvolvida com 60% da carga horária total sob a forma de atividades práticas, 20% de atividades teórico-práticas e 20% de atividades teórico-conceitual, contando com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e um tutor (docente de instituição de ensino superior) e respeitando a carga horária de 60 horas/semana. 

Na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, a RIS/ESP integra dez programas por eixo de Residência Multiprofissional em Saúde e um Programa de Residência em Área Profissional em Saúde, distribuídos em dois componentes, comunitário e hospitalar, com 11 programas e distribuídas em 41 instituições executoras.

A RIS-ESP/CE forma profissionais especialistas para atuação nas áreas da Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva, Saúde Coletiva, Enfermagem Obstétrica, Neonatologia, Pediatria, Infectologia, Neurologia e Neurocirurgia, Cuidado Cardiopulmonar, Urgência e Emergência e Cancerologia.

Conheça os programas por componente comunitário e hospitalar da RIS/ESP:

Componente Comunitário

Em 2012, a ESP-CE implantou um novo desenho de residência: os programas em Rede. Tal formato passou a ser desenvolvido dentro da rede terciária, onde já ocorriam ofertas de programas, mas agora, acrescidos de ênfase nos treinamentos, realizados nos espaços de prática de níveis primário e secundário de atenção.

Com três programas em Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva, os residentes trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dentro do horário de serviço, como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção primária à saúde, além de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades.

Componente Hospitalar

Os residentes atuam nos hospitais de referência com estágio de um mês dentro das 60 horas semanais em cinco plantões de 12 horas.
Possui oito programas: Enfermagem Obstétrica (uniprofissional), Neonatologia, Pediatria, Infectologia, Neurologia/Neurocirurgia, Cardiopneumologia, Urgência e Emergência e Cancerologia.

Exibir texto completo
Filtrar por:
Programas