Residência Médica Escola de Saúde Pública do Ceará

A Residência Médica é um modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, que busca promover a educação em saúde e a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS), instituída pelo Decreto nº 80.281 de 1977.

Durante o processo formativo da residência, o graduado em medicina desenvolve um treinamento em serviço, com duração entre 1 a 5 anos e 2.880 horas, anuais em uma determinada especialidade e progressivamente, adquire competências para exercício profissional qualificado.

Nos programas vinculados à Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a aprendizagem ocorre nas instituições de saúde da Rede da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA) e nas Unidades de Atenção Primária dos Municípios, sob supervisão de profissionais vinculados aos serviços e possuidores de reconhecida competência técnica e ética aos quais são denominados de preceptores.

 

Conheça os programas de RESIDÊNCIA MÉDICA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA – CE

Programas em Rede

O processo formativo da residência ocorre nas instituições de saúde da Rede da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA). A partir de 2012, houve a implantação de um novo desenho de residência, chamado de programas em Rede. Agora, os espaços de práticas foram acrescidos aos níveis primário e secundário de atenção.

Assim, por meio dos dois modelos formativos, os programas em Rede e aqueles vinculados aos hospitais terciários, a Residência Médica tem contribuído para a capacitação de recursos humanos, que atuarão nos diversos pontos da Rede Atenção em Saúde.

Encolher texto

Programas de supervisão pedagógica

Em 2012, a ESP-CE implantou um novo desenho de residência: os programas em Rede. Tal formato passou a ser desenvolvido dentro da rede terciária, onde já ocorriam ofertas de programas, mas agora, acrescidos de ênfase nos treinamentos, realizados nos espaços de prática de níveis primário e secundário de atenção

As atividades são desenvolvidas, preferencialmente, em uma das seguintes áreas: Clínica Médica; Cirurgia Geral; Pediatria; Obstetrícia e Ginecologia; Psiquiatria e Medicina Preventiva ou Social. A Resolução CFM Nº 2.221/2018 traz uma lista com as 55 especialidades médicas reconhecidas no Brasil, definida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e a Associação Médica Brasileira (AMB).

Conheça os 11 hospitais da Rede SESA e os 96 programas de Residência Médica com supervisão pedagógica da ESP/CE.

 

HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA (HGF)

Maior hospital público da rede estadual, referência em procedimentos de alta complexidade, realizando transplantes, neurocirurgias, e prestando assistência em AVC (Acidente Vascular Cerebral) e outras patologias neurológicas, ortopedia, obstetrícia de alto risco, tratamentos clínicos especializados, dentre outros.

A Unidade mantém o único Banco de Olhos do Estado fazendo a distribuição de córneas para os 13 centros transplantadores de todo o Ceará e o Centro de Transplantes Renais, que realiza transplantes de fígado, pâncreas e rim. Também integra a rede de Hospitais Sentinelas, Hospital Amigo da Criança, Rede Cegonha e, por último, foi incluído no Programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde.

Informações
Endereço: Rua Ávila Goulart, 900 – Papicu, Fortaleza/CE, CEP: 60.175-295
Contato: (85) 3101.3209 / 3101.3224 | Fax: (85) 3101.7095
Site: http://www.hgf.ce.gov.br/

Selecione o programa

Hospital de Messejana (HM)

Unidade terciária da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é referência em procedimentos de alta complexidade, especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares no Estado e para as regiões Norte e Nordeste do País.

Oferta à população ambulatórios especializados, Emergência 24 horas, cirurgias avançadas, transplantes cardíacos e pulmonares, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, programas de reabilitação cardíaca e pulmonar, Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), de Controle do Tabagismo, laboratório, farmácia, exames de imagem, dentre outros serviços.

Informações
Endereço: Av. Frei Cirilo, 3480 Cajazeiras, Fortaleza-CE, CEP: 60864-190
Contato: (85) 3101-4162/3101-4185
Site: http://www.hm.ce.gov.br/ 

Selecione o programa

Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSMM)

É uma unidade da Secretaria da Saúde do Ceará e integrante da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), é referência no atendimento em Psiquiatria no Estado. O HSM dispõe de uma emergência 24h para pacientes com transtornos mentais graves e que estejam em crise.

Para os pacientes que precisam de internamento, o hospital conta com 180 leitos de internação, sendo 160 para tratamento de pacientes com transtornos mentais gerais e 20 leitos para dependentes químicos. Para os pacientes que não precisam de internação, mas necessitam de acompanhamento especializado, o HSMM oferece atendimento ambulatorial psiquiátrico, coordenado pela Residência em Psiquiatria do Hospital.

Informações
Endereço: Rua Vicente Nobre Macedo, S/n – Messejana, Fortaleza – CE, 60841-110
Contato: (85) 3101-4342 (85) 3101-4348
Site: https://www.hsm.ce.gov.br/ 

Selecione o programa

Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) é um órgão da administração pública estadual, subordinado à Secretaria da Saúde, único hospital infantil terciário do Estado que é referência no atendimento a crianças e adolescentes com doenças graves e de alta complexidade e reconhecido como instituição de ensino e pesquisa.

Conta com emergência clínica, ambulatório com 28 especialidades médicas, unidades de terapia intensiva e neonatais de médio e alto risco, centro cirúrgico, laboratórios clínico e de imagem, além de um centro especializado em tratamento e serviço de diagnóstico do câncer. O Hospital dispõe de 310 leitos, sendo 306 de internação, 4 do Hospital Dia e 41 de UTIs, 14 serviços técnicos de diagnóstico e terapia.

Informações
Endereço: Rua Tertuliano Sales, 544 – Fortaleza/Ce, CEP: 60.410-790
Contato: (85) 3101.4200
Site: http://www.hias.ce.gov.br/ 

Selecione o programa

Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ)

O Hospital São José tem como missão assegurar um atendimento humanitário e de qualidade no diagnóstico, no tratamento, no ensino e na pesquisa de doenças infecciosas. Fundado em 1970, havia a necessidade de uma unidade que agregasse doenças transmissíveis e tratasse esses casos com a atenção necessária.

Após o aparecimento da aids, na década de 1980, o HSJ soube acolher os pacientes diagnosticados com a doença, tornando-se, por muito tempo, a única unidade a atender pessoas positivas no Ceará. Com as mudanças, já na década de 1990, a unidade passou a ter o nome atual, Hospital São José de Doenças Infecciosas, considerando que nem todas as patologias atendidas são transmissíveis e agudas.

Informações
Endereço: Rua Nestor Barbosa, 315 – Parquelândia, Fortaleza – CE, CEP: 60455-610
Contato: (85) 3101-2352 | 3243-2396
Site: https://www.hsj.ce.gov.br/  

Selecione o programa

Centro de Dermatologia Dona Libânia

O Centro de Referência em Dermatologia Dona Libânia (CDERM) é a unidade da Secretaria da Saúde do Estado referência no Ceará para doenças dermatológicas e hanseníase, tem como missão desenvolver atividades de assistência, ensino e pesquisa em dermatologia desempenha um importante papel no diagnóstico e tratamento destas afecções.

Além de promover atividades de capacitação e ensino a acadêmicos e profissionais de várias áreas de conhecimento, tais como medicina, enfermagem, bioquímica, fisioterapia e terapia ocupacional; o CDERM desenvolve, ainda, atividades de pesquisa na área de hanseníase e dermatologia em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais.

Informações
Endereço: Rua Pedro I, 1033 – Centro, Fortaleza/CE, CEP: 60035-100
Contato: (85) 3101-5452
Site: https://www.saude.ce.gov.br/donalibania/ 

Selecione o programa

Hospital Regional do Sertão Central (HRSC)

Localizado em Quixeramobim-CE, o hospital iniciou suas atividades em setembro de 2016 e beneficia cerca de 631 mil habitantes dos 20 municípios da Macrorregião de Saúde do Sertão Central. Atende pacientes de alta complexidade, sendo referência em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), cirurgia geral, traumatologia, clínica médica e terapia intensiva.

O Hospital Regional faz parte da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) alcançou o Nível Ótimo no processo de Acreditação realizado pela Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). Com a certificação, o hospital torna-se uma das oito unidades no mundo a ser reconhecida pela instituição espanhola

Informações
Endereço: Rodovia CE 060, Km 198, Estrada do Algodão, Quixeramobim – CE, CEP: 63.800-000.
Contato: (88) 3406-1300
E-mail: direcaohrsc@isgh.org.br
Site: https://www.isgh.org.br/hospital-regional-do-sertao-central

Selecione o programa

Hospital Regional do Cariri (HRC)

É o primeiro hospital público da rede estadual construído no interior do Ceará, em Juazeiro do Norte. O HRC tem 294 leitos, desses, 174 são de enfermarias, 49 leitos na emergência, 28 no hospital-dia, 20 leitos na unidade de terapia intensiva adulto, 15 leitos na unidade de cuidados semi-intensivos, distribuídos em seis pavimentos.

O HRC assiste uma população de 1,5 milhão de habitantes, dos 44 municípios da macrorregião do Cariri, formada pelas regiões de saúde de Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Iguatu e Icó.

Informações
Endereço: Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n – Triângulo, Juazeiro do Norte – CE, CEP: 63041-162
Contato: (88) 3566-3600
E-mail: conselhogestorhrc@isgh.org.br 
Site: https://www.isgh.org.br/hospital-regional-do-cariri 

Selecione o programa

Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira (HGCCO)

Hospital mais antigo da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é uma unidade terciária de alta complexidade, referência em Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Neonatologia.

Os serviços do HGCC contemplam variadas áreas da saúde como Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT); Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT); Serviço de Vigilância Epidemiológica; Banco de Leite Humano; Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP).

Há ainda serviços de destaque como a Unidade Avançada de Registro Civil bem como a emissão de Certidão de Óbito; Programa de Atendimento Domiciliar (PAD); Método Canguru; Casa da Gestante; Cirurgia da Obesidade, Farmácia Ambulatorial entre tantos outros.

Informações
Endereço: Avenida Imperador, 545 – Centro, Fortaleza – CE, CEP: 60015-152
Contato: (85) 3101.5404 – (85) 3101.5412
Site: https://www.hgcc.ce.gov.br/

Selecione o programa

Hospital Regional do Norte (HRN)

O Hospital Regional do Norte (HRN) é o maior hospital terciário do interior da Região Nordeste é responsável por atender uma população estimada em 1,6 milhão de pessoas, dos 55 municípios integrantes da macrorregião Norte do Estado.

É referência em pediatria, cirurgias torácicas, cirurgias vasculares e otorrinolaringologia, atende casos de média e alta complexidade e conta com atendimento 24h em urgência e emergência.

Informações
Endereço: Av. John Sanford 1505, Junco, Sobral – CE, CEP: 62031-305
Contato: (88) 3677-9300
E-mail: ouvidoriahrn@isgh.org.br
Site: https://www.isgh.org.br/hospital-regional-norte

Selecione o programa

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA)

Fundado em 26 dezembro de 2002, com a finalidade de prestar serviços de saúde de qualidade em nível secundário aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados por hospitais públicos terciários do Ceará e com a visão de futuro de consolidar um modelo de gestão hospitalar inovador e pioneiro, o HGWA tornou-se referencial de excelência na prestação de serviços de saúde no Brasil.

O corpo clínico da unidade é composto de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e farmacêuticos. Entre os serviços ofertados pelo HGWA, estão internações, cirurgias, consultas e exames. Por mês, o hospital realiza 700 internações, em média, e dispõe de 323 leitos operacionais.

Informações
Endereço: Rua Dr. Pergentino Maia, 1559 – Messejana, Fortaleza – CE, CEP: 60864-040
Contato: (85) 3216-8300
E-mail: direcao.hgwa@isgh.org.br

Selecione o programa
Encolher texto