Caminho Trilhado na Construção do Plano Estadual de Educação Permanente

A pesquisa em saúde fornece informações pertinentes e confiáveis, úteis para nortear a tomada de decisões. Nesse contexto, a realização de pesquisas fortalece a compreensão acerca da importância da investigação científica na prática profissional cotidiana nos diversos níveis de atenção à saúde, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, com foco em temas relevantes para o sistema de saúde.

A tessitura desse estudo se deu por um fazer coletivo que envolveu sentidos e significados, alcançando dimensões de pertencimento, vínculo, grupos e afetos.

Por afeto, afetações e produção de afetos, compreendemos os “[…] efeitos a aumentar ou diminuir, estimular ou refrear a potência de agir […]”, conforme indica Espinosa (2008, apud JESUS, 2015, p. 165). Ou seja, aquilo que acontece e produz efeito de agir ou de refrear algo, como sugere Mansano (2009, p. 115, grifo nosso): “Dependendo dos efeitos produzidos pelos encontros, o sujeito é praticamente forçado a questionar e a produzir sentidos àquela experiência que emergiu ao acaso e que, sem consulta, desorganizou um modo de viver até então conhecido”.

 

Trecho da Apresentação do Livro

 

Clique para Download