Política Nacional de Educação Permanente em Saúde
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) trata-se de uma estratégia de formação e desenvolvimento dos trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), instituída em 2004 e cujas diretrizes para a implementação foram publicadas no ano de 2007.
A proposta promoveu uma ampla discussão ao fazer reformulações nos marcos regulatórios pelos atores do SUS nos territórios, incluindo os aspectos relacionados ao financiamento das ações de Educação Permanente em Saúde (EPS); como também, assume a condução regionalizada e a participação interinstitucional do SUS; além de definir orçamento para projetos e ações, estabelecendo critérios de alocação transparente.
Representando um marco para a formação e trabalho em saúde no País, a presente publicação aborda aspectos relevantes do atual movimento da PNEPS, a partir de termos chave como atualização; integração ensino-serviço; programa para fortalecimento da EPS; reconhecimento de experiências de EPS, incorporação de novas abordagens nos processos e articulação de parcerias institucionais numa perspectiva dialógica e compartilhada.
Conceito de Educação Permanente em Saúde
Torna-se cabível apresentar o conceito de educação na saúde, dado que é frequente a sua utilização. Esta consiste na produção e sistematização de conhecimentos relativos à formação e ao desenvolvimento para a atuação em saúde, envolvendo práticas de ensino, diretrizes didáticas e orientação curricular” (BRASIL, 2012, p. 20).
Também conhecida como educação no trabalho em saúde, a educação na saúde apresenta duas modalidades: a Educação Continuada e a Educação Permanente em Saúde (EPS).
No que concerne à EPS, a definição assumida pelo Ministério da Saúde (MS) se configura como aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho. A EPS se baseia na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais, ocorrendo cotidianamente no trabalho (BRASIL, 2007).
Percurso metodológico


Capítulos
A publicação possui o objetivo de ser um instrumento orientado, auxiliando o trabalho dos Estados, Distrito Federal e Municípios na construção e acompanhamento dos seus termos de compromisso de gestão e planos de saúde, no que se refere à educação na saúde. Assim, foi organizada da seguinte maneira:
a) o primeiro capítulo apresenta a Portaria MS/GM nº 1.996, de 20 de agosto de 2007, e o seu objetivo é fornecer a adequada base normativa para a organização dos processos de gestão da educação na saúde, nas diferentes esferas de gestão;
b) o segundo capítulo é uma diretriz, construído pela equipe técnica do Deges/SGTES, que procura problematizar cada uma das responsabilidades para com a gestão da educação na saúde que compõem os Termos de Compromisso de Gestão do Pacto de Gestão/Pacto pela Saúde;
c) o terceiro e último capítulo, traz um artigo técnico, da Profª. Drª. María Cristina Davini, renomada pesquisadora da área de desenvolvimento de recursos humanos, que problematiza os diferentes enfoques que orientam as ações de desenvolvimento profissional de trabalhadores da área de Saúde e apresenta algumas ferramentas para o desenvolvimento de processos educacionais que sejam efetivamente orientados pelos princípios da Educação Permanente em Saúde.
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Política Estadual de Educação Permanente em Saúde
A Política Estadual de Educação Permanente em Saúde (PEEPS) é um instrumento político-pedagógico que tem o objetivo de promover a formação e a qualificação permanente dos trabalhadores, gestores, conselheiros e comunidades, de forma articulada e em conformidade com as necessidades e transformação do trabalho, dos processos formativos e das práticas de educação permanente em saúde no Ceará.
Homologado em 10 de junho de 2022, a PEEPS é conduzida pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) por meio da Secretaria Executiva de Políticas da Saúde (Sepos) e vem como esforço de uma elaboração participativa, envolvendo negociação e pactuação com os segmentos de gestão, trabalhadores de saúde, instituições de ensino e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) via instâncias de condução das ações educativas em serviço.
Percurso metodológico
A PEEPS fundamenta-se nos seguintes instrumentos legais:


Capítulos
Em um cenário de implementação da PEEPS, o processo colaborativo tem configurado ação responsável com a sustentabilidade da proposta e defesa da formação e desenvolvimento de trabalhadores como estratégia de fortalecimento do SUS.
A seguir, veja a distribuição dos capítulos:
Capítulo I: Fundamentação Legal
Disponibiliza informações sobre artigos constitucionais, portarias, resoluções e decretos estaduais.
Capítulo II: Objetivos gerais e específicos
Aqui consta a descrição do objetivo geral e pontua os objetivos específicos da PCEPS.
Capítulo III: Dos Conceitos
Descreve sobre os conceitos adotados pela Educação Permanente em Saúde, da atuação profissional nas práticas de ensino na saúde e na modalidade das práticas.
Capítulo IV: Das Diretrizes
Apresenta as diretrizes da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde.
Capítulo V: Componentes da Política
Aqui apresenta os componentes da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde, como a Rede Estadual Saúde Escola, os Centros de Educação Permanente em Saúde e a Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES).
Capítulo VI: Das Competência Institucionais
Descreve as responsabilidades dos entes federados União, Estados e Municípios; a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará, Escolas de Saúde Municipais e demais instituições formadoras.
Capítulo VI: Do Financiamento
Dispõe sobre as fontes e recursos financeiros da Política de Educação Permanente em Saúde.
Capítulo VIII: Do Monitoramento e Avaliação
Dispõe sobre os instrumentos de monitoramento e avaliação de apoio à gestão da Política de Educação Permanente em Saúde.
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