Indicadores de Educação Permanente em Saúde
O que são e para que servem os Indicadores?
Sabemos que a disponibilidade de informação amparada por dados precisos, válidos e confiáveis é condição fundamental para uma apreciação prática da situação sanitária, assim como para subsidiar a adoção de medidas de maneira inteligente sobre diversos assuntos baseadas em evidências e para programar ações de saúde. Assim, a insistência por análises das diversas dimensões do estado de saúde, como, por exemplo, medidas por dados de morbidade, acesso a serviços, qualidade da atenção, condições de vida e fatores ambientais, entre tantas outras, tem sido uma constante. Neste sentido, os indicadores de saúde foram desenvolvidos para facilitar a quantificação e avaliação das informações produzidas com esse fim, ou seja, “informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde”. (RIPSA, 2008, p.13).
Número Profissionais cadastrados nos
Conselhos de Profissão da Saúde
(2020)

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em sua resolução nº 287/98, define a importância da atividade interdisciplinar para o fazer saúde, dando voz a 14 categorias profissionais, elas são: Assistentes Sociais, Biólogos, Biomédicos, Profissionais de Educação Física, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Médicos, Médicos Veterinários, Nutricionistas, Odontólogos, Psicólogos e Terapeutas Ocupacionais.
Instituições que Formam para Saúde no Ceará
Programas de pós-graduação em Saúde em instituições públicas do Ceará
Mestres formados em instituições públicas
Doutores formados em instituições públicas
Estudos em andamento, autorizados pela ESP/CE
Pesquisas em andamento propostas pela ESP-CE
Números da Formação Continuada em Saúde
(Ceará, 2020)
Residências em Saúde
Profissionais na Rede SUS que realizam pesquisa
A Gestão em Saúde tem relação direta com o Ensino e com a Atenção à Saúde. A configuração obtida mostra que o posicionamento da gestão como agente da formação faz o ensino (graduações, residências, cursos técnicos) produzir os processos de trabalho (a atenção) em saúde. A gestão agencia esse ato, sustentada pelas demandas e necessidades do usuário para produzir os serviços de atenção à saúde.
Conselhos Municipais de Saúde
No sistema de saúde brasileiro, Controle Social é o direito e dever da sociedade de participar do debate e da decisão sobre a formulação, execução e avaliação da política nacional de saúde.