O Ampliares

O Projeto de Ampliação e Regionalização das Residência em Saúde (Ampliares) busca fortalecer a rede de atenção, de acordo com as necessidades regionais, por meio da qualificação e formação de profissionais residentes.

É um programa estadual de ampliação e regionalização das vagas dos programas de Residência Médica (Resmed) e de Residência Multiprofissional em Saúde (Resmulti), parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

Lançado em dezembro de 2020, o programa realiza a qualificação da força de trabalho da saúde do Ceará através do modelo de formação oferecido pela ESP/CE. Visa suprir a carência de profissionais no interior, promovendo a integração ensino-serviço alinhada ao fortalecimento e regionalização das Redes de Atenção à Saúde do Estado de acordo com as necessidades regionais.

Reconhecendo a importância das conexões entre as práticas educacionais, a realidade social e necessidades assistenciais da população, diante do diagnóstico da situação de saúde da população do Ceará e da estrutura dos equipamentos da Rede Sesa.

Nesse contexto, para a qualificação permanente de profissionais, é preciso criar um sistema regionalizado de oferta de residências, preceptores capacitados, estrutura de formação em serviço e desenvolvimento de competências profissionais focadas no Sistema Único de Saúde (SUS), que possam catalisar as transformações e inovações da rede de atenção à saúde no Estado e o consequente benefício no cuidado das pessoas e populações.

 

Comparativo de vagas e cenários de práticas: